VAMOS APRESENTAR AQUI COMO ESTÁ A PARTICIPAÇÃO DO SETOR EVANGÉLICO DE ACORDO COM CADA PODER E INSTÂNCIA LOCAL...

EXECUTIVO

LEGISLATIVO

JUDICIÁRIO

IRMÃOS E LIDERANÇAS

Capa StreamYard.png

EVANGÉLICOS NO PODER EXECUTIVO

GOVERNO

NOS ESTADOS (em breve)

 A PRESENÇA DE EVANGÉLICOS NO GOVERNO BOLSONARO É DE GRANDE EXPRESSÃO. O PRESIDENTE, MESMO SENDO CATÓLICO, EVIDENTEMENTE PROCURA ENTRE OS EVANGÉLICOS O SEU MAIOR FORTALECIMENTO POLÍTICO. NÃO À TOA, VIMOS QUE NO ÚLTIMO PERÍODO, ONDE MUITOS APOIADORES ROMPERAM COM BOLSONARO, A BASE EVANGÉLICA (EM SUA MAIORIA) PERMANECEU INCONSEQUENTEMENTE NA SUSTENTAÇÃO DO GOVERNO.
SIM! O GOVERNO BOLSONARO, O MESMO GOVERNO QUE NEGLIGENCIA DIARIAMENTE A MILHARES DE MORTES, E NÃO SÓ AS POR COVID-19, TEM NA SUA COMPOSIÇÃO, AO MENOS 5 IRMÃOS EVANGÉLICOS. IRMÃOS QUE NÃO DENUNCIAM E IGNORAM O GENOCÍDIO DO GOVERNO, E QUE MESMO NA FUNÇÃO DE PASTORES (EM SUA MAIORIA), NÃO AGEM DE FORMA PROFÉTICA, E AINDA SE ALIANCIAM TORNANDO-SE CONIVENTES COM TODA ESSA ATROCIDADE. E PIOR, COLABORAM EM SUAS ATUAÇÕES PARA UM DESSERVIÇO AO POVO BRASILEIRO QUE SOFRE A CADA DIA MAIS.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Capa StreamYard.png

EVANGÉLICOS NO PODER LEGISLATIVO

CÂMARA

NOS ESTADOS (em breve)

 DENTRE OS 513 DEPUTADOS E DEPUTADAS EM EXERCÍCIO NA CÂMARA, IDENTIFICAMOS 119 EVANGÉLICAS/OS. CHAMA A ATENÇÃO SABER QUE ESSA FORÇA REPRESENTA QUASE 1/4 DOS PARLAMENTARES DA CASA.
OS DADOS VÊM DO SISTEMA INFOLEG PARLAMENTAR DA CÂMARA (ATUALIZADOS EM 15/04/2021), ONDE A MAIORIA DESTES DECLAROU NUM REGISTRO FACULTATIVO, SUA IDENTIDADE RELIGIOSA. BUSCAMOS AINDA OUTRAS FONTES COMO O DIAP E O CONGRESSO EM FOCO QUE REALIZARAM PESQUISAS SEMELHANTES RECENTEMENTE.

 COM ESSE VOLUME DE DEPUTADOS E DEPUTADAS, VIMOS AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS, UM INTENSO BLOCO PARLAMENTAR QUE FEZ PESO EM SIGNIFICATIVAS VOTAÇÕES QUE TRAREMOS MAIS ADIANTE. E FORMA-SE COM GRANDE PARTE DESTES E DESTAS, A "BANCADA EVANGÉLICA", OU  "BANCADA DA

 A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO DE QUE IREMOS TRATAR NESTE PODER, É A MAIS HABITUADA E ALARMANTE: A INSERÇÃO DOS EVANGÉLICOS NA CÂMARA, ONDE HÁ UMA EXPRESSÃO MAIOR DESSE MOVIMENTO EVANGÉLICO COM SEDE DE PODER.

BÍBLIA". ESSAS BANCADAS SÃO BLOCOS DE ASSOCIAÇÃO DOS PRÓPRIOS PARLAMENTARES EM TORNO DE UMA PAUTA OU SEGMENTO EM COMUM.

 É PRECISO LEMBRAR QUE NEM TODOS OS EVANGÉLICOS DO CONGRESSO VOTAM COM ESTA BANCADA, POIS HÁ DENTRE ELES E ELAS, OS QUE NÃO ATUAM POLITICAMENTE ENTORNO DESTA IDENTIFICAÇÃO. OUTRA DISTINÇÃO NECESSÁRIA DESSA BANCADA, É COM A "FRENTE PARLAMENTAR EVANGÉLICA". A FRENTE DE ATUAÇÃO DA CÂMARA TEM UM SIGNIFICADO MAIS AMPLO NA ASSOCIAÇÃO DOS DEPUTADOS PARA DEBATE DE TEMAS ESPECÍFICOS, ALÉM DE CONTAR COM A ASSINATURA DE OUTROS PARLAMENTARES QUE NÃO COMPÕEM A BANCADA E NEM MESMO A IDENTIDADE DE FÉ, PARA COLABORAR COM A CRIAÇÃO DA FRENTE, O QUE EXIGE QUÓRUM MÍNIMO.

 OUTRO DADO INTERESSANTE QUE COMEÇA A DIRECIONAR NOSSA COMPREENSÃO DOS ALARMANTES POSICIONAMENTOS DESSA BANCADA NOS ÚLTIMOS ANOS, É O ESPECTRO POLÍTICO PARTIDÁRIO ONDE SE ENCONTRAM. DE ACORDO COM A AUTO IDENTIFICAÇÃO DOS PARTIDOS E CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO OS SITES CONGRESSO EM FOCO E ESTADÃO, OS DIVIDIMOS EM APENAS TRÊS CAMPOS (RETIRANDO AS CATEGORIAS CENTRO-DIREITA/ESQUER-DA). PODEMOS VER ENTÃO, QUE HÁ UMA REPRESENTAÇÃO MASSIVA DA DIREITA NESSAS E NESSES PARLAMENTARES EVANGÉLICOS, E QUANDO NÃO, OCUPAM O FAMOSO "CENTRÃO".

 E SE ESSES DADOS FAZEM AINDA MAIS EVIDENTE UMA ESCALONADA DIREITISTA DE OCUPAÇÃO DOS EVANGÉLICOS NO CONGRESSO, OUTRO DADO MOSTRA ESSE PROJETO DE PODER ENRAIZADO TAMBÉM NAS DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS QUE SE UNEM NA BANCADA,  MAS QUE  DISPUTAM  A NARRATIVA  DE  ALGUMA  FORMA.  FAZEMOS DESTAQUE À

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS QUE, MESMO TENDO A SEGUNDA MAIOR BANCADA (FICANDO ATRÁS APENAS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS), CONTA COM EXPRESSIVA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA, HAJA VISTA A UTILIZAÇÃO DO REPUBLICANOS COMO "PARTIDO DA UNIVERSAL". AFINAL, SE CONTÁSSEMOS A BANCADA DO PARTIDO NA CÂMARA, POR EXEMPLO, A IURD TERIA/TEM INFLUÊNCIA SOBRE UM TOTAL DE 36 PARLAMENTARES.

VIMOS AINDA QUE, 55% DESSAS DEPUTADAS E DEPUTADAOS EVANGÉLICOS VEM DAS REGIÕES SUL E SUDESTE: